Envie este conteúdo por email

Profissionais

Rodrigo de Castro

Sócio

Rodrigo de Castro é sócio do Veirano Advogados no Rio de Janeiro e sua atuação concentra-se em todos os aspectos das negociações relativas a  empreendimentos imobiliários. É o líder da prática de direito imobiliário, uma área que vem crescendo rapidamente no escritório. Com quase duas décadas de experiência com direito imobiliário, Rodrigo assessora empresas e grupos de investimentos brasileiros e estrangeiros de vários países, tais como Espanha, Portugal, Inglaterra e México, e vem participando do dinâmico mercado de construção e empreendimentos imobiliários.

Apesar de sua formação de advogado, em 1995, Rodrigo Castro ingressou no Cartório de Registro de Imóveis de Petrópolis, uma cidade no estado do Rio de Janeiro, para trabalhar primeiramente como escrevente e mais tarde como Oficial de Registro de Imóveis e Tabelião de Notas do cartório. De 2003 a 2005, passou em vários concursos públicos, como por exemplo, três concursos para preenchimento de vagas em cartórios nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, e Minas Gerais e para advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na mesma época, começou a ensinar direito imobiliário, notarial e registral em várias universidades e associações no Rio de Janeiro. Sua experiência única de Tabelião de Notas e Oficial de Registro de Imóveis bem como de advogado lhe permite oferecer aos clientes uma assessoria que engloba matérias comerciais e empresariais e a perspectiva do órgão regulador das transações imobiliárias no Brasil.

Em 2007, Rodrigo retornou à prática privada e construiu rapidamente uma prática sofisticada de direito comercial e de empreendimentos imobiliários. Desde então, tem concentrado sua atuação em diversas áreas estratégicas do mercado imobiliário, tais como estruturação de projetos de empreendimentos imobiliários; negócios relacionados à criação de fundo de investimento imobiliário; redação de contratos de compra e venda, permutas, constituição de hipotecas, alienação fiduciária de bens imóveis e direitos de superfície, dentre outros; elaboração de contratos de construção e arrendamento; coordenação de auditorias imobiliárias para avaliação dos holdings imobiliárias de corporações; formação de joint ventures e consórcios para atuação no mercado imobiliário brasileiro; estruturação de shopping centers, centros médicos e propriedades destinadas à hotelaria e entretenimento.

Desde 2009, Rodrigo Castro é Presidente da Comissão de Direitos Notarial, Registral e  Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), onde lidera um grupo de estudos de advogados especialistas em matéria de notarial, registral e de direito imobiliário.