Envie este conteúdo por email

Profissionais

Ricardo Gama

Sócio

Ricardo Gama é sócio do Escritório nas áreas de Contencioso e Arbitragem. Na prática de contencioso, Ricardo possui forte atuação em processos de alta complexidade, tanto nos tribunais brasileiros como em arbitragem. Atualmente, Ricardo é o líder da equipe de contencioso em uma disputa entre o acionista majoritário de uma empresa de telecomunicações brasileira e um acionista minoritário. Essa disputa envolve ações ajuizadas nos tribunais de justiça do Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma arbitragem internacional perante a Câmara de Comércio Internacional (ICC).

Sua experiência com casos nacionais e internacionais de arbitragem teve início em 2004. Formado pelo programa de LL.M da Universidade da Virgínia (turma de 2008) e membro do Grupo de Contencioso e Arbitragem da AIJA, Ricardo está envolvido em casos de arbitragem abrangendo uma grande variedade de questões, representando clientes nacionais e internacionais, tais como: uma grande empresa mineradora do Brasil em uma disputa comercial contra um fornecedor internacional de equipamento pesado e em uma disputa contra uma empresa de construção (relacionada à expansão da sua malha industrial); investidores estrangeiros exigindo reembolso relativo a um investimento feito para a construção de um shopping na região Norte do Brasil.

Sua prática também envolve a revisão e negociação de contratos comerciais, tais como acordos de distribuição e agenciamento, assim como consultoria para empresas nacionais e estrangeiras dispostas a participar de licitações públicas promovidas por diversos ramos do Governo Brasileiro ou por empresas estatais ou reguladas, como a Petrobras. Ricardo e a sua equipe auxiliaram em um consórcio nas duas rodadas mais recentes de licitações promovidas pelo governo federal para a privatização dos aeroportos internacionais.