Envie este conteúdo por email

Profissionais

Evandro Menezes de Carvalho

Consultor

Evandro Menezes de Carvalho (Nome chinês: 高 文 勇) é especialista em Direito chinês e Comércio Exterior e doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de Direito internacional e coordenador do Núcleo de Estudos China-Brasil da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio) no Rio de Janeiro e professor de Direito Internacional na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

De 2013 a 2015, morou em Xangai e trabalhou como Pesquisador Sênior na Shanghai University of Finance and Economics (SUFE) no âmbito do Programa OEA-CSC (Organização dos Estados Americanos e Conselho de Bolsas de Estudo da China). Também atuou como Especialista Sênior no Núcleo de Estudos dos Países BRICS da Fudan University, no âmbito do Programa de Recrutamento de Especialistas Estrangeiros. Dr. Carvalho foi um dos 60 especialistas estrangeiros, incluindo dois economistas agraciados com o Prêmio Nobel, convidados a participar da “Reunião de Consulta com Especialistas Estrangeiros” com o Premier Li Keqiang (2015). Em 2016, ele foi indicado para participar do Programa “Ponte para o Futuro - Jovens Líderes da América Latina”, um projeto lançado pelo presidente chinês Xi Jinping durante sua visita à América Latina em julho de 2014. Em 2018, ele foi um dos 38 sinólogos selecionados pelo Ministério da Cultura e Turismo da China e pela Academia de Ciências Sociais da China (CASS) para participar do “Programa de Visitantes para Jovens Sinólogos”. Com base em sua experiência e reconhecimento como sinólogo pelo governo chinês, o Dr. Carvalho oferece aos clientes chineses uma abordagem e conhecimento singulares sobre aspectos jurídicos no desenvolvimento de negócios no Brasil.

O Dr. Carvalho visita periodicamente a China e trabalhou como professor visitante em diversas instituições, como a Fudan University (Programa de Verão dos Países BRICS, desde 2015), Shanghai University (MBA Center & Global Management Education Institute, 2015-2017) e Southwest University of Political Science and Law as a Scholar of Academe of BRICS Laws, em Chongqing (2016-2018).

Ele é frequentemente convidado para compartilhar suas perspectivas e percepções como um especialista em China. Ele concedeu entrevistas para os canais CGTN (Programa “Diálogo” e “Mais Perto da China”), CCTV Espanhol (Program Dialogue), Record TV e Globo News. Bem como para as publicações Xinhua News, do People's Daily, do China Today, do China Daily, do Global Times, do China Radio International, entre outras. O Dr. Carvalho é também o autor de diversos livros, incluindo Semiotics of International Law: trade and translation (Nova York: Springer, 2011) e L’intégration normative: le droit dans un context multiculturel et multilingue - Normative Integration: law in a multicultural and multilingual context (Rio de Janeiro: FGV-Université Paris 1, 2013).